18 de novembro de 2012

Pé no freio

Vivemos um tempo em que acelerar anestesia e frear alivia. O que você prefere?


O tempo - Salvador Dali

"Talvez a grande coisa que a arte pode proporcionar hoje ao mundo é o luxo de desacelerar o tempo. Imagens já não tem mais a mesma força, palavras não são absorvidas e num mundo onde tempo é dinheiro e velocidade é poder, não existe luxo maior do que o poder de desacelerar.  As melhores coisas da vida, arte, sexo e comida requerem todas o mesmo ingrediente essencial em comum: tempo. Enquanto isso, todos os fabricantes de tudo desde carros, aviões  e serviços sempre enfatizam as características de velocidade, aceleração e potencia. Contudo, a mais alta delicadeza de nosso mundo é a capacidade de frear, de desacelerar e contemplar. Menos pode ser muito mais...


O freio é nosso acho que desaprendemos como usá-lo.

Talvez boa parte do crise que estamos vivendo no mundo hoje seja o conflito de visões de como usar o freio. De um lado o tempo europeu, preso ao desejo humanista de valorizar o tempo pessoal de uma sociedade que sonha em continuar trabalhando para viver e consequentemente desacelerar. E de outro lado o tempo chinês que vê a vida como um combustível para o trabalho e a aceleração como destino.  O que estamos vivendo é uma crise entre o freio e o acelerador. Duas visões conflitantes de mundo para o mesmo pé.
Pense num vôo de avião, o grande mérito de um piloto não é o quanto rápido ele voa, mas sim o quanto suave ele consegue pousar e frear. Por isso é aplaudido.  Essa elegância do freio e da suspensão sobre o motor e a velocidade são valores que passaram a ser revistos num mundo onde a velocidade anestesia e o frear surpreende e alivia. 

Anestesia ou o Alivio, o que você prefere?"
Marcello Dantas, é curador de artes, faz museus, exposições, cozinha e adora carros com bons freios; Para a Revista da Audi.

3 comentários:

  1. Ahh eu prefiro os dois, tem vezes que o freio vai bem, mas confesso que na maioria das vezes, não gosto de frear, rs.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  2. Eu também vivo a mil por hora Rafa! Fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Mas as vezes me pego freiando no susto! rsrs
    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Porque às vezes, me pego freiando com força, de repente! Levando aquele susto, com medo de bater!

    Quero ter equilíbrio para acelerar quando for preciso e freiar, quando tiver vontade. Não quero que o excesso de freio me segure e nem que a aceleração faça com que tudo passe rápido demais.

    "hoje o tempo voa amor... escorre pelas mãos"

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, curta, compartilhe!