9 de janeiro de 2013

A Guerra dos chocolates


Essa semana, vi na televisão a propaganda da marca de chocolates: Brasil Cacau.
E me chamou atenção a grande semelhança aos produtos e embalagens da Cacau Show, que é mais famosa aqui no Sul.

Brasil Cacau
Cacau Show

Dando uma olhadinha no Facebook, descobri que a Brasil Cacau está patrocinando o Big Brother Brasil (O que até justifica a propaganda na Globo). Que até então era liderada pela Cacau Show.
#Fato Curioso



Já sobre a semelhança entre as marcas, achei essa matéria publicada na Veja que comenta sobre a rivalidade entre elas:

A Brasil Cacau, é a segunda rede do grupo CRM, e veio para atender um público com poder aquisitivo inferior ao de quem consome os chocolates da pioneira Kopenhagem, e nasceu justamente para competir com a Cacau Show.

pesquisa: 2010
Curiosidade: Em janeiro de 2010, a VEJA SÃO PAULO convidou três especialistas para provar, sem saber a procedência, a Nhá Benta e outros oito produtos com características semelhantes (marshmallow coberto por chocolate) disponíveis no mercado. Depois de degustar, eles teriam de atribuir notas de 1 a 5 a cada um deles. O ranking foi liderado pelos produtos da Kopenhagen, Cacau Show e Brasil Cacau, nessa ordem, e a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de apenas 0,33 ponto. 

"A briga é clara também nas prateleiras. A Cacau Show tem, por exemplo, suas próprias versões das tradicionais Língua de Gato e Nhá Benta, campeãs de vendas da Kopenhagen. Já a Brasil Cacau fez das trufas, um dos principais produtos da concorrência, o seu carro-chefe. Além disso, ambas têm a caixinha de bombons em forma de motivos marinhos. O grupo CRM nunca reclamou formalmente das semelhanças entre sua principal marca e os produtos da rede nascida na Casa Verde. “Eles são nossos seguidores e isso é até um elogio”, declara Renata, de seu escritório sediado no antigo endereço da Daslu, na Vila Nova Conceição. A chegada de um novo concorrente, porém, incomodou Alexandre Costa. No ano passado, ele levou seu desconforto à Justiça e abriu uma ação contra o CRM. “Eles copiaram demais a gente”, diz. “É marketing de guerrilha.” Depois de uma reunião informal, ficou decidido que a Brasil Cacau não cederia a todas as reivindicações da Cacau Show, mas acataria algumas delas, tais como a extinção dos confeitos drageados e de um kit de bombons..."
Fontes:http://vejasp.abril.com.br/materia/kopenhagen-brasil-cacau-cacau-show-guerra-dos-chocolates


Bem, o importante é que no meio dessa Guerra de Chocolates, me declaro chocólatra!

Na verdade a minha preferida mesmo é a Nugali de Pomerode, mas outro dia eu falo mais dela aqui...

E vocês tem preferência por alguma das 3 marcas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei seu comentário, curta, compartilhe!